domingo, 2 de setembro de 2012

Engenheiros envolvidos com o desenvolvimento das Locomotivas a Vapor


Richard Trevithick (1771 - 1833)

Engenheiro construtor de ferrovias e inventor inglês nascido em uma cabana próxima de Dolcoath Mine onde o pai dele era um dirigente de minas, em Illogan, que fabricou o primeiro motor a vapor de alta pressão (1800), e o de baixa pressão para transporte de passageiros (1801) e desenvolveu a primeira locomotiva a vapor para trilhos (1804). Com Andrew Vivian patenteou máquinas a vapor para mover carruagens e outros propósitos (1802).
Nos anos seguintes patenteou, especialmente com Robert Dickinson, vários equipamentos de propulsão a vapor para navios, locomotivas e outros meios de transporte. Também patenteou vários equipamentos relacionados com vapor como boilers, evaporadores, condensadores, tubos de pressão, pistões, etc, de aplicações que iam desde o fornecimento de tração até o cozimento e conservação de alimentos, de máquinas de refrigeração a máquinas agrícolas (1808-1832).

John Blenkinsop (1783 - 1831)

John Blenkinsop foi um engenheiro de minas Inglês e um inventor de locomotivas a vapor.
Ele nasceu em Felling, no condado de Durham, filho de um pedreiro. Em 1808 ele se tornou agente Charles John Brandling, que possuía minas de carvão em sua propriedade perto de Leeds e cuja família veio do Felling. Blenkinsop viveu em Middleton Hall, em Town Street, Middleton, construído no século 18 como a casa do Brandling de Middleton (que escolheu para viver, principalmente em sua casa em Durham) até sua morte.
John Blenkinsop foi o inventor de uma das primeiras locomotivas a vapor, a Salamanca.
Este desenho usava rodas dentadas em suportes ao longo dos carris para imprimir a tracção, visto que a fricção produzida entre as rodas e o carril não era de confiança.

George Stephenson (1781 - 1848)                  

Engenheiro de ferrovias inglês nascido em Wylam, próximo a Newcastle, Northumberland, inventor da locomotiva a vapor e do traçado das primeiras estradas de ferro, revolucionando a história dos transportes e possibilitando a construção da infra-estrutura sobre a qual se fez a revolução industrial. De origem humilde, filho de um mineiro que operava a bomba de vapor numa mina de carvão em Newcastle, começou a trabalhar ainda criança, estudava no turno noturno. Praticamente autodidata e depois de passar por diversos empregos, seguiu para trabalhar como artífice nas minas de Killingworth, onde a habilidade para lidar com as máquinas a vapor lhe valeu a nomeação para o cargo de mecânico-chefe (1812), onde lhe surgiu a idéia de de criar uma locomotiva a vapor que se deslocasse sobre trilhos, inspirado num modelo construído por John Blenkinsop. Assim criou a Blucher (1814), uma locomotiva capaz de rebocar oito vagões, com trinta toneladas de carvão, a 6,5km/h. Durante os anos seguintes, Stephenson construiu por encomenda várias máquinas aperfeiçoadas. Reconhecido, então, como pioneiro e maior especialista do novo e revolucionário meio de transporte, o inventor participou da construção das principais linhas britânicas e de muitos outros países (anos 1830-1840), quando a construção de estradas de ferro disseminou-se na Europa e Estados Unidos.

Marc Seguin (1786 - 1875)

Marc Seguin foi um engenheiro e inventor francês. Inventou a primeira caldeira tubular e também o primeiro barco a vapor. Suas pesquisas foram conduzidas em colaboração com George Stephenson.
Responsável pelas primeiras linhas de caminho de ferro na França, em Lyon e Saint-Étienne, equipadas com máquina a vapor de Stephenson, com as suas próprias caldeiras tubulares.

James Watt (1736 - 1819)

Engenheiro, mecânico e inventor nascido em Greenock Scotland, inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial.
Aos 19 anos foi para Londres fazer aprendizado de mecânico especializado na construção de instrumentos. Por problemas de saúde teve que voltar para Glasgow (1756) sem conseguir o certificado do curso.
Porém conseguiu ser escolhido e foi contratado como aprendiz de mecânico para o serviço de manutenção de instrumentos científicos da Universidade de Glasgow (1757), onde conheceu Joseph Black.
Ao receber para conserto (1763) uma máquina a vapor do tipo Newcomen, a mais avançada de então, observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e, a partir dos estudos teóricos sobre o calor, de Black, idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento (1764), dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele.
Obteve a primeira patente do invento e de vários aperfeiçoamentos por ele próprio concebidos (1769).
Endividado associou-se a John Roebuck, que o ajudou financeiramente.
Aperfeiçoou, então, a máquina a vapor construída por Newcomen, introduzindo o condensador separado para motores a vapor (1775), revolucionando este tipo de máquina, tornando-a economicamente viável e deflagrando a Revolução Industrial.
Após inventar o motor rotativo de ação dupla, o industrial Matthew Boulton, dono de uma firma de engenharia, comprou a parte de Roebuck e começou a construir as máquinas a vapor projectadas por ele (1785), e que se tornaram universalmente empregadas, a partir de então.
Também criou diversos dispositivos tais como o regulador de força centrífuga e o mecanismo de comando da gaveta de distribuição de vapor, o volante e o indicador de Watt. Em 1790, como já havia ganho bastante dinheiro, resolveu aposentar-se e voltar para Birmingham.

Werner von Siemens (1816 — 1892)

Ernst Werner von Siemens foi um inventor e industrial alemão. Siemens inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Baseado na sua invenção, fundou a companhia Siemens AG em 12 de Outubro de 1847. Inventou ainda um comboio elétrico em 1879, a borracha, como isolante térmico, o fotômetro de selênio e o dínamo elétrico de corrente alternada, entre outras invenções. Foi ainda o construtor das primeiras linhas subterrâneas de telégrafo na Europa.
Apresentou na Exposição Mundial de Berlim a primeira locomotiva elétrica.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário