domingo, 2 de setembro de 2012

Curiosidades

          O recorde absoluto de velocidade de uma locomotiva a vapor foi obtido na Inglaterra em 1938. A locomotiva atingiu a velocidade de 201,2 km/hora num percurso ligeiramente inclinado. Velocidades semelhantes foram também atingidas na Alemanha e nos EUA.
Em Portugal o recorde de velocidade com locomotiva a vapor foi de 140/145 km/h, durante ensaios realizados em 1939 na linha do norte com a locomotiva Pacific nº 501.
No Brasil o recorde de velocidade em uma máquina a vapor é da locomotiva de nº 353 que pertenceu a Central do Brasil com registro de velocidade de 147 km/h.

4 comentários:

  1. Qual é a velocidade normal de uma locomotiva a vapor?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Com o decorrer dos anos, houveram várias alterações na velocidade da Maria Fumaça. Em 1804, Trevithick realizou um teste e a locomotiva levou 70 pessoas e nove toneladas de carvão a uma velocidade de 8 quilômetros por hora. Em 1814, Geroge Stephenson construiu uma locomotiva capaz de puxar 30 toneladas de carga a uma velocidade de 6 quilômetros por hora. Stephenson também construiu, em 1829, uma locomotiva com caldeira tubular e a velocidade atingida foi de 32 km/h, considerado um grande avanço na época. Um pouco mais tarde tornou - se possível desenvolver uma velocidade próxima a 60km/h. Em meados do século XIX as rodas motrizes passaram a ficar atrás da caldeira, o que permitiu o uso de rodas de grande diâmetro, causando um aumento na velocidade. Porém, até hoje as locomotivas a vapor não mantêm a mesma velocidade média das locomotivas diesel ou elétricas, pois precisam queimar grande quantidade de combustível para produzir energia. Em casos de passeios, a Maria-Fumaça viaja a uma velocidade média de 20 km/h.

    ResponderExcluir
  3. Fonte: http://railwaycard.arteblog.com.br/134725/HISTORIA-DA-LOCOMOTIVA-A-VAPOR/

    ResponderExcluir
  4. De acordo com o cronograma, não será contabilizado mais nenhum post com perguntas ou comentários de outros grupos nem de respostas deste grupo.

    ResponderExcluir